Um voo da Alaska Airlines com destino a São Francisco foi desviado para Portland, Oregon, nos Estados Unidos, depois de um piloto fora de serviço dentro da cabine de comando tentar desativar os motores da aeronave.
Segundo a Reuters, o voo 2059 da Alaska Airlines operado pela Horizon Air de Everett, de Washington, foi desviado no domingo após relatar uma ameaça à segurança.
Um piloto da Alaska Airlines fora de serviço que viajava no lugar auxiliar da cabine de comando como convidado foi o responsável pela ameaça, disse a companhia aérea.
A Administração Federal de Aviação disse às companhias aéreas, num aviso a que a Reuters teve acesso, que o indivíduo tentou desativar os motores do Embraer 175 acionando o sistema de supressão de incêndio e acrescentou que a tripulação conseguiu subjugar o indivíduo e removê-lo da cabine de comando. Os motores nunca foram desativados.
O homem de 44 anos, Joseph David Emerson, foi autuado por 83 acusações de tentativa de homicídio e por colocar um avião em perigo, de acordo com informações das autoridades.
Vale destacar que é prática comum que os pilotos fora de serviço se sentem em lugares auxiliares na cabine para voltar para casa ou para se deslocarem para um futuro voo.