(FOLHAPRESS) – O ministro Rui Costa (Casa Civil) disse nesta quarta-feira (22) que o governo deve adotar medidas para baratear o preço dos alimentos. Ele afirmou ainda que recebeu sugestões de associação de supermercados e que deve acatá-las, mas sem detalhar as medidas.
O presidente Lula (PT) já demonstrou que este tema é uma das suas principais preocupações neste ano. Na segunda-feira (20), ele disse o lema agora será: “União, reconstrução e comida barata na mesa do trabalhador”.
“Vamos fazer algumas reuniões com Ministério da Agricultura, Ministério do Desenvolvimento Agrário e Ministério da Fazenda para buscar conjunto de intervenções que sinalizem para o barateamento dos alimentos”, disse Rui Costa.
“No final do ano passado, [Lula] fez reunião com redes de supermercado e eles sugeriram algumas medidas. Vamos implementá-las agora no primeiro bimestre. A partir dessas reuniões, ouvindo produtores, buscar medidas que consigam reduzir preço dos alimentos”, completou.
Rui Costa atribuiu ainda a alta no preço dos alimentos à seca e às chuva que afetaram as safras, mas disse esperar que este ano seja melhor. Também mencionou que a exportação pressionou o preço dos alimentos.
“Questão da exportação e aumento do poder aquisitivo também pressiona preço. Se aumenta consumo as pessoas que vendem vão testando para ver se o consumidor se dispõe a pagar cada vez mais”, disse.
Leia Também: Com Trump, EUA podem limitar compra de carnes, sucos e siderúrgicos do Brasil, diz FGV/Icomex