Está sempre sujeito a germes e bactérias. Existem partes do corpo que são verdadeiros “transportadores” para a entrada de algumas infecções no corpo. É importante ter atenção, lavar e desinfetar essas partes com frequência.
O website The Healthy conversou com médicos e citou alguns estudos para apresentar as zonas do corpo que estão mais suscetíveis a germes e bactérias e à sua entrada no organismo.
Confira:
1. Olhos
Esfregar os olhos pode levar germes das mãos para os olhos, causando infecções como conjuntivite. Um estudo de 2023, publicado no British Journal of Health Psychology, concluiu que essa é uma das principais causas de conjuntivite.
2. Nariz
Um estudo australiano, de 2015, revelou que o nariz é a porta de entrada de germes no sistema respiratório, podendo levar a complicações como sinusite.
3. Boca
“Os germes podem entrar no corpo através do sistema respiratório, ao tocar na boca, que está ligada à garganta e pulmões, o que pode resultar em infecções”, explica o médico Ravi Jhaveri.
4. Orelhas
O uso de cotonetes ou até dos dedos pode fazer com que germes entrem no canal auditivo.
5. Unhas
A zona interna das unhas é frequentemente negligenciada na hora de lavar as mãos.
6. Umbigo
Um estudo de 2012, publicado na revista PLoS ONE, revelou que a zona do umbigo pode abrigar uma variedade de bactérias.
7. Cabelo e barba
Mexer no cabelo depois de ter tocado em telefones ou maçanetas de portas pode deixar o cabelo mais oleoso. Um estudo de 2022 mostrou que homens com barba têm mais bactérias no cabelo.
8. Zona das virilhas
A zona das virilhas é mais úmida do que outras partes do corpo, o que é propício ao crescimento de bactérias. Uma solução é usar roupas que permitam a circulação do ar.
Leia Também: Mais de 16 milhões de brasileiros têm diabetes e desconhecem diagnóstico