Nikki Jurcutz – uma ex-paramédica que agora é diretora-executiva da Tiny Hearts, uma empresa especializada em educação infantil, sediada na Austrália – criou uma lista de 10 regras que a sua família e amigos devem seguir quando quiserem visitar o seu bebê recém-nascido.
“Vamos ter a nossa bebê recém-nascida no próximo mês e acabamos de enviar as nossas mensagens sobre algumas das regras que temos para a nossa família e amigos e queria compartilhar com todos vocês”, começou dizendo a mulher em uma publicação no Instagram.
Eis as regras que constavam na mensagem:
- Não beijar o bebê, por favor;
- Se estiver doente, se afaste;
- Por favor, não apareça sem avisar;
- Lave as mãos antes de pegar no bebê;
- Devolva-me o meu bebê se ele estiver chorando;
- Por favor, não publique fotos sem pedir;
- Pergunte antes de lhe mudar a fralda;
- Não usar perfume ou cheiros fortes;
- Sem vacina contra a tosse ou covid, sem visitas durante seis semanas;
- Sem opiniões, apenas apoio, por favor.
A publicação gerou controvérsia: há quem apoie e quem critique. Uma utilizadora confessou que “antes de ser mãe”, uma lista semelhante “parecia exagerado e, francamente, muito rude, controlador e paranóico”, mas agora aprendeu que, “de fato, é preciso pedir a algumas pessoas que não façam estas coisas”. Outra afirmou que a mensagem devia ser “enviada automaticamente a todos os membros da família antes de qualquer mãe chegar a casa com o bebê”.
Contudo, outras mães consideram as medidas exageradas. “Sou o oposto disto… Quero compartilhar a alegria do meu bebê com a minha aldeia! Adoro o fato de todos podermos respeitar as diferenças entre pais e filhos”, escreveu uma internauta, enquanto outra mãe considerou que a lista “é pedir muito”.
Leia Também: Mulher de 62 anos é autorizada a retirar esperma do marido que morreu