SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Um homem denunciou um caso de transfobia após ser impedido de usar o banheiro masculino de um festival de música em Santos.
Luan Palermo estava comemorando aniversário no Santos Jazz Festival. Ele foi barrado na entrada do banheiro masculino na sexta-feira (26).
Vídeo publicado nas redes sociais mostra segurança impedindo homem de entrar no banheiro. “Eu não estou te desrespeitando. Eu estou cumprindo ordens”, afirma o segurança.
Segundo Luan, segurança afirmou que secretaria de Cultura pediu que “barrar mulheres que queiram se passar por homem”. “Fica aí o questionamento de o quanto os eventos estão preparados para acolher pessoas trans”, afirmou em publicação.
“Acompanhamos caso de perto”, diz conselho municipal. Em nota, o Conselho Municipal de Políticas LGBT+ de Santos afirmou que “se colocou à disposição da vítima para averiguação necessária”. O UOL buscou a Prefeitura de Santos para saber se o órgão tem algum posicionamento sobre a denúncia de que a secretaria ordenou que pessoas trans fossem barradas no banheiro e aguarda retorno.
“Não cabem justificativas”, diz organização do evento. Em posicionamento, o Santos Jazz afirmou que condena “todo e qualquer tipo de manifestação preconceituosa e discriminatória”.
“Estava lá para comemorar. Fui utilizar o banheiro masculino como uma pessoa trans masculina que sou e fui simplesmente abordado com esse vídeo que vocês acabaram de ver. É lamentável. Fui embora triste”, disse Luan Palermo, em publicação nas redes sociais.