Gary Neville, antigo futebolista, treinador e atual comentador televisivo, não ficou indiferente à grande notícia de véspera de Natal para os adeptos do Manchester United. 25% das ações do clube foram compradas pelo bilionário inglês Sir Jim Ratcliffe e a gestão do futebol deixa de estar nas mãos dos irmãos Glazers.
O antigo lateral-direito criticou no X, antigo Twitter, o timing desta venda. “O Manchester United, em 2023, foi uma desgraça até o fim. O momento em que isto acontece é verdadeiramente terrível e nenhuma organização funcional sequer pensaria nisso. De qualquer forma, tudo de bom para Jim Radcliffe e espero que ele possa de alguma forma encontrar uma maneira de corrigir o clube novamente e voltar a torná-lo algo respeitável dentro e fora do campo”, escreveu.
Manchester United 2023 has been a disgrace to the end. The timing of this is truly awful and no functioning organisation would even think about it. Anyway all the very best to Jim Radcliffe and I hope he can somehow work out a way to get the club right again and back to being…
— Gary Neville (@GNev2) December 24, 2023
As preocupações de Neville também foram compartilhadas pela maior associação de adeptos do clube, a Manchester United Supporters Trust.
Perante este cenário, os adeptos têm hoje sentimentos muito contraditórios. Congratulamo-nos com o investimento de um dos nossos amigos de infância, Sir Jim Ratcliffe, e da sua empresa INEOS, mas muitos gostariam que a sua participação fosse maior do que os 25% inicialmente anunciados. Registamos as declarações de que ele e a sua equipe controlarão as atividades esportivas, mas não sabemos como é que qualquer organização pode colocar a sua atividade principal nas mãos de um acionista minoritário e como é que isso funciona na prática”, começam por questionar.
“Cabe agora aos proprietários e à direção do clube explicar adequadamente como funcionará esta nova estrutura, para onde será direcionado o novo investimento e como beneficiará a equipa em campo”, afirmam, em comunicado.
Leia Também: Manchester United vende 25% de suas ações para bilionário inglês