Estudo revela que tornados magnéticos causam tempestades em Júpiter

Pesquisadores descobriram que as tempestades violentas na atmosfera de Júpiter, frequentemente observadas com formas ovais gigantescas, são causadas por tornados magnéticos que se originam na ionosfera do planeta. O estudo foi publicado recentemente na revista científica Nature.

 

Com dimensões impressionantes, que podem rivalizar com o tamanho da Terra, essas tempestades têm origem na interação entre as linhas do campo magnético de Júpiter — um dos mais poderosos do Sistema Solar. Segundo os cientistas, a fricção gerada por essa interação cria tornados magnéticos que desencadeiam as intensas tempestades características do maior planeta do sistema.

Além disso, o estudo aponta para o papel crucial do chamado Plasma Torus, um anel carregado de partículas que resulta da intensa atividade vulcânica da lua Io, uma das maiores luas de Júpiter. A fricção entre o Plasma Torus e o campo magnético do planeta contribui significativamente para a formação desses tornados, alimentando as impressionantes tempestades na atmosfera joviana.

A descoberta fornece novas pistas sobre a dinâmica atmosférica de Júpiter e reforça o papel do magnetismo e das interações com suas luas no comportamento climático extremo do planeta.

Leia Também: NASA reposiciona Estação Espacial para evitar colisão com lixo orbital

Gostou deste conteúdo? Compartilhe...

Facebook
Twitter
Email
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Patrocinador:

Ultimas Notícias

MEC lança guias sobre uso de celulares em ambiente escolar

As publicações incentivam as conversas com as equipes dos profissionais de educação e a definição de estratégias para colocar o celular e tablets como parte do processo de aprendizagem. Além disso, os documentos dão orientações práticas sobre os desafios, as oportunidades e as estratégias para o uso consciente dos celulares no ambiente escolar. De acordo com o Ministério da Educação, o foco é o uso pedagógico.

saiba mais »