O governo da Catalunha, na Espanha, aprovou novas medidas drásticas para conter o consumo de água na região, que enfrenta a pior seca dos últimos anos. As medidas podem afetar diretamente os turistas que visitam a região, incluindo restrições no uso da água em hotéis.
Possível limite de 100 litros por turista
As autoridades catalãs alertam o setor hoteleiro que, se o consumo doméstico de água não ficar abaixo dos limites estabelecidos durante três meses consecutivos, poderá entrar em vigor uma restrição de 100 litros por dia por turista.
Situação de emergência e restrições em vigor
Em fevereiro, a Catalunha declarou “situação de emergência” devido à seca, impondo novas restrições no uso e consumo de água a seis milhões de pessoas em 202 municípios. Atualmente, cada residente da região utiliza 160 litros de água por dia, enquanto um turista em Barcelona consome em média 163 litros – valor que aumenta para mais de 240 litros em alguns hotéis de luxo.
Restrições afetam diversos setores
As restrições já em vigor afetam 202 municípios, incluindo a área metropolitana de Barcelona. Mais de seis milhões de pessoas – cerca de 80% da população da Catalunha – são impactadas pelas medidas.
Agricultura: redução de 80% na rega e 50% no consumo de água para criação de gado.
Indústria e serviços recreativos: redução de 25% no consumo de água.
Limpeza urbana: proibida a utilização de água potável para limpeza de ruas e outros espaços urbanos.
Jardinagem: proibida a rega de jardins e zonas verdes, públicos e privados, com exceção de jardins botânicos e rega “de sobrevivência de árvores” com água regenerada.
Esportes: a rega de gramados e campos esportivos só é permitida em desportos federados e não pode ser utilizada água potável.
Piscinas: proibido encher parcial ou totalmente qualquer piscina privada.
Lavagem de carros: só pode ser feita em empresas especializadas com sistemas de reutilização de água.
Leia Também: Tempestades violentas e tornados atingem centro dos EUA; veja o vídeo