A Agência da ONU para os Refugiados Palestinos (UNRWA) divulgou um vídeo que exibe a destruição e devastação na cidade de Gaza, a maior da Faixa de Gaza.
As imagens, captadas com um drone, são desta semana e mostram vários edifícios destruídos, incluindo um centro de saúde da ONU.
“Imagens chocantes mostram uma destruição inimaginável na cidade de Gaza, incluindo o nosso centro de saúde. Mais de 70% das infraestruturas civis – incluindo casas, hospitais e escolas – foram destruídas ou severamente danificadas. 84% das instalações de saúde foram afetadas por ataques”, escreveu a UNRWA ao divulgar o vídeo, nas redes sociais, nesta quinta-feira, acrescentando ainda que “nenhum local é seguro” no pequeno enclave.
Pode ver o vídeo na galeria acima.
Recorde-se que o conflito na Faixa de Gaza dura há quatro meses e já provocou milhares de vítimas mortais. Tudo começou no ataque do Hamas contra Israel a 7 de outubro, no qual morreram cerca de 1.160 pessoas, na maioria civis. Em resposta, Israel, que prometeu destruir o movimento islamita palestino, bombardeia desde então o enclave, onde, segundo o governo local liderado pelo Hamas, já foram mortas pelo menos 29 mil pessoas.
O conflito provocou ainda uma crise humanitária sem precedentes. A ONU e vários Estados têm criticado Israel por dificultar — impedir ou atrasar — a entrega da ajuda humanitária. Há o colapso de hospitais, a disseminação de epidemias e escassez de água potável.
Leia Também: Israel invade maior hospital em funcionamento na Faixa de Gaza