A Policia Nacional espanhola deteve seis pessoas, em Málaga e Madrid, numa operação que desmantelou um grupo criminoso dedicado ao roubo de veículos ‘à la carte’, ou seja, ações encomendados por traficantes de droga na região de Andaluzia.
Segundo o Telecinco, são imputados 46 roubos de veículos em Málaga e Madrid aos seis detidos. Ao todo, estima-se que os veículos roubados valem 3,3 milhões de euros, variando os valores individuais entre 70 mil e 100 mil euros. Foi, ainda, possível recuperar 13 deles.
A investigação começou em outubro de 2023, quando as autoridades registraram um crescimento significativo de roubos de veículos de luxo, tanto em vias públicas como no interior de estacionamentos e propriedades privadas.
Daí pôde concluir-se que por trás destes roubos estaria uma organização criminosa especializada neste tipo de crimes, composta principalmente por cidadãos de nacionalidade búlgara, alguns dos quais já tinham sido detidos em investigações anteriores.
De uma forma resumida, segundo o Telecinco, os traficantes de droga pediam a este grupo veículos com determinadas caraterísticas e, de seguida, os agora detidos identificavam-nos, vigiavam-nos e roubavam-nos, entregando-os de seguida aos ‘clientes’.
Estima-se que o grupo teria causado um prejuízo total de 9,8 milhões de euros, ligado ao roubo total de 146 veículos, tendo em conta investigações anteriores em que também foram envolvidos.
Foram apreendidos celulares, computadores e material informático, utilizado para desativar os sistemas de alarme dos veículos roubados e reprogramar novas chaves.
A polícia apreendeu ainda inibidores e detectores de frequências e dispositivos de geolocalização, bem como uma luz azul similar à utilizada pela polícia, dinheiro, matrículas e documentos falsos.
Os seis detidos são acusados de associação criminosa, roubo de veículos, falsificação de documentos e posse de produto estupefaciente.
Veja o vídeo da detenção dos suspeitos e das apreensões acima.
Leia Também: Homem encontra esposa sendo engolida por cobra e ataca animal