(DINO) Em 20/12/2024 18h00Com as festas de final de ano se aproximando, os tutores precisam oferecer um ambiente seguro para seus pets, porque entra em cena um item muito prejudicial para eles, os fogos de artifícios. Apesar de tradicional para as pessoas, a queima de fogos é extremamente estressante e até mortal para os pets.
“Os animais têm uma capacidade auditiva que chega a 40.000 hertz, enquanto a dos seres humanos é de 20.000 hertz. Isso faz com que os ruídos sejam mais intensos, detectando sons quatro vezes mais distantes”, explica a veterinária da Pet de TODOS, Nathali Braz Vieira dos Santos.A veterinária cita que a parada cardíaca é uma das consequências da queima de fogos, levando muitos animais a óbito. Os tremores, agitação e convulsões também podem afetá-los. Além disso, no caso de filhotes, os barulhos podem levar ao desenvolvimento de fobias.
“Os tutores precisam promover uma campanha junto a sua comunidade para evitar a queima de fogos, justificando os males que causam aos animais. Sons graves e agudos que sequer são percebidos pelas pessoas podem gerar alto nível de medo nos animais”, salienta Vininha F. Carvalho, ambientalista e editora da O que é a Síndrome de Münchhausen? Psiquiatra esclarece todas as dúvidas