O congelador é o melhor amigo de muita gente. Mas a verdade é que nem tudo pode ser congelado, sob risco de perderem muitas das características dos alimentos, do ponto de vista de sabor e textura.
Segundo a nutricionista Bárbara Oliveira, muitos alimentos não são adequados para o congelamento devido à sua textura e composição. Apesar disso, muitos ainda recorrem ao congelador por falta de informação.
Veja a seguir cinco alimentos que você deve evitar congelar:
Berinjela
“Após o descongelamento, a berinjela tende a ficar mole e manchada devido ao excesso de água,” explica Bárbara Oliveira. No entanto, se o objetivo é usá-la em sopas, o congelamento pode ser uma opção. “Você pode cortá-la junto com outros legumes e armazenar em um saco hermético para preparar sopa mais tarde,” recomenda a nutricionista.
Tomate
“Tomates crus perdem a firmeza e ficam aguados quando descongelados, tornando-os inadequados para saladas e pratos que exigem tomates frescos e firmes.” No entanto, a nutricionista destaca que os tomates podem ser congelados após serem cozidos ou transformados em molho.
Cenoura
Assim como a berinjela, a cenoura pode se tornar mole após o descongelamento. No entanto, ela é adequada para ser congelada e utilizada em sopas, cozidos ou assados.
Abobrinha (ou Courgette)
Apesar de seu alto teor de água, a abobrinha congela bem e não fica manchada. “Ela pode ficar mole, mas ainda é adequada para receitas de sopa, cozidos ou assados,” afirma Bárbara Oliveira.
Pepino
Devido ao seu elevado teor de água, o pepino tende a ficar mole e aguado após o descongelamento. Por isso, é melhor evitar congelá-lo.
Leia Também: 20 alimentos que ajudam a reduzir os níveis do ‘hormônio do estresse’