Chuvas intensas e rajadas de vento de até 100 km/h: A região Sul se encontra sob aviso de perigo até terça-feira (16), com previsão de volumosas precipitações e rajadas de vento que podem chegar a 100 km/h. O Inmet alerta para o risco de alagamentos, quedas de galhos de árvores e corte de energia elétrica.
Ciclone extratropical impacta o Cone Sul: A frente fria responsável pelas fortes chuvas foi formada por um ciclone extratropical na Argentina e afeta todo o Cone Sul: Argentina, Uruguai, Paraguai e sul do Brasil.
Santa Catarina sob alerta: O estado já registrou deslizamentos e inundações no domingo, com acumulados de chuva que chegaram a 378 mm em 96 horas em Garopaba. Em São José, Antônio Carlos e Canelinha, os volumes registrados foram de 266 mm, 260 mm e 257 mm, respectivamente. Em Garopaba, pai e filha precisaram ser resgatados pelos bombeiros após ficarem ilhados em uma cachoeira.
Riscos e alertas: O Inmet alerta para o risco de alagamentos, quedas de galhos de árvores, corte de energia elétrica e descargas elétricas em todo o Sul do Brasil.
Outras áreas em alerta: Além do Sul, o Inmet emitiu aviso de perigo de chuva intensa para a costa do Maranhão, Pará e Amapá até a manhã de segunda-feira (15). O Centro-Oeste e o restante da região Norte também estão sob aviso de “perigo potencial” para chuvas.
Frente fria segue para São Paulo: A partir de quinta-feira (18), a frente fria deve chegar em São Paulo, causando queda nas temperaturas. A previsão indica pancadas de chuva isoladas, mas sem grandes volumes.
Leia Também: Chuva deixa 8 mortos após enchentes e deslizamentos no RJ