Se você encontrar bolor e mofo em casa, é importante lidar com o problema o mais rápido possível, pois pode colocar sua saúde em risco. Especialistas consultados pelo jornal Metro revelaram os possíveis impactos no seu corpo.
Problemas respiratórios e reações alérgicas estão entre as preocupações principais. Erika Radford, da Asthma + Lung UK, alerta que o mofo pode agravar sintomas de problemas pulmonares, como asma ou doença pulmonar obstrutiva crônica, podendo até causar ataques ou surtos de asma fatais.
Além disso, a umidade e o mofo podem aumentar o risco de infecções no peito, resfriados e gripes, prejudicando ainda mais a condição pulmonar. Abbas Kanani, farmacêutico, destaca que isso pode levar a espirros, olhos vermelhos, erupções cutâneas e impactar negativamente o estilo de vida, incluindo distúrbios do sono e qualidade de vida comprometida.
Especificamente para homens, o bolor pode reduzir os níveis de testosterona, levando à disfunção erétil. Já para mulheres, pode resultar em aumento de peso, diminuição da libido e alterações de humor.
Leia Também: Saiba o que acontece quando come algum alimento com bolor