SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – A judoca Beatriz Souza, medalhista de ouro em Paris-2024, chegou ao topo de sua categoria no ranking internacional pela primeira vez.
Bia Souza pulou para a primeira posição entre as atletas +78kg. O ranking foi atualizado na última segunda (3), com a brasileira de 26 anos subindo duas posições e registrando 5.830 pontos.
Ela desbancou a francesa Romane Dicko, sua adversária na semifinal olímpica, que caiu para terceiro. Ela perdeu dois pontos, somando 5.110 pontos.
A israelense Raz Hershko, que ficou com a prata em Paris, virou a segunda no ranking. A vice-campeã olímpica tem 5.250 pontos
Bia se junta a William Lima como os dois brasileiros que lideram suas categorias no mundo -ambos os atletas são do Pinheiros. O medalhista de prata é o primeiro colocado na categoria até 66kg, estando à frente o japonês Hifumi Abe, que o derrotou na final da última edição dos Jogos Olímpicos.
É a primeira vez que a brasileira ocupa o posto mais alto na lista mundial. Já no ranking combinado feminino, ela aparece em sétimo, na última posição entre as líderes das categorias. A líder geral é a a canadense Christa Deguchi, que compete até 57kg e tem 10.140 pontos.