A meta inicial estabelecida no Plano Nacional de Turismo para o ano passado era um aumento de 8,58% na receita proveniente do turismo internacional. No entanto, os resultados surpreenderam, com um crescimento anual de 41%, acima do esperado.
O recorde histórico se insere em um contexto de retomada do turismo após os impactos da pandemia. Com cerca de 6 milhões de visitantes internacionais em 2023, o Brasil viu seu fluxo turístico retornar aos níveis pré-pandemia, superando as estimativas da OMT (Organização Mundial do Turismo).
Para Felipe Oliveira Pedreira, proprietário da Bahia Terra Turismo e Eventos, o impacto positivo do turismo internacional na economia brasileira no ano passado foi significativo. “Isso nos incentiva a intensificar nossos investimentos na captação e capacitação de profissionais, especialmente durante os períodos de maior fluxo de turistas internacionais”, disse. Segundo ele, é possível não só repetir como superar a cada ano esse número.
Pedreira acredita que a Bahia não apenas contribuiu para o crescimento desses números, mas também deve ter sido um dos destinos que mais influenciou o Brasil a alcançar esse patamar. O especialista ressalta que os locais na Bahia que atraem turistas de todo o mundo, como Salvador,